quinta-feira, 20 de maio de 2010

QUINCAS BERRO D'ÁGUA na TV

NA FOLHA DE SÃO PAULO - 20/05/2010

Artigo de CONTARDO CALLIGARIS

(ampliação clicando no artigo)
























Escrito ao Sr. Contardo

(...) sobre os outros ao redor.

É possível que nunca estejamos preparados para recebê-los e tê-los, por fim, ao redor; e nem mesmo para rodeá-los e pertencer-lhes.

Bastarmo-nos, pois, seria imprescindível para tal empreitada e, por isso deve soar libertário descobrir-se consigo próprio e, enfim, só e descansado, entendendo que “os outros” – embora alentadores – verdadeiramente causem cansaço.

Fato é que, uma vez sozinhos, raramente esquadrinhamos tal solitude e terminamos por buscar novamente e sempre, ainda que discretamente, aos outros.

Mergulhar no próprio universo exige uma assunção quixotesca da própria figura, ainda que a mesma, orgulhosamente, triste se apresente. Exige mesmo uma crença inabalável na força da magreza pessoal, intransferível e, aos próprios olhos, inexpugnável... e talvez por isso, mesmo morto, o velho Quincas persista absurdamente vivo!

E há de ser descartado o que não seja um perigosíssimo encantador ou um gigante de longos braços; ainda que o mundo inteiro julgue não vê-lo por acreditá-lo tão somente um moinho de vento (ou uma picuinha).

O gigante opressor depõe contra a própria vida e deve ser combatido, ao menos pelo bravo que entenda a si próprio como algo próximo de um engenhoso fidalgo.

Que avance, pois, o portentoso e esquálido Roncinante! (E, aqui, a carga dramática é proposital!... para se rir intimamente com a própria saga...)

Não seria o viver mais intenso, então, buscar aos gigantes e embater-se com eles, ainda que mais pareçam migalhas de amendoins ou moinhos de vento?...

Embater-se com cada um deles seria o que melhor traduziria o que há de mais intenso no correr dos dias e, tanto o Señor Alonso quanto o velho Quincas, sabiam (e hão de continuar sabendo) bem disso...

O viver plenamente – ou a colheita diária – é algo intimamente dinâmico; algo que exige do âmago inquieto que se busque diariamente as aventuras em prol de heranças e conquistas, e dos préstimos das sem par em beleza, Senhoras Dulcinéias del Toboso; para que, enfim, seja sim, cada momento único e intenso e sempre suscitando uma nova busca instigante.

De fato, viver intensamente deve ser algo lá próximo dA Morte e A Morte de Quincas Berro d’Água, lá pros lados de La Mancha...

Abraços

quarta-feira, 19 de maio de 2010

NA FOLHA DE SÃO PAULO







A MÚSICA!!! Ah, a música...

A celebrização (na acepção mais vazia da palavra) de tudo, resultante da transformação da vida em produto, nivela por baixo todos os referenciais no tocante ao entendimento das idéias do que sejam conceitos como arte, música e mesmo política e religião.

No caso da música, há muito a industria conseguiu substituí-la por quaisquer músicos (ou coisa que os valha), ou mesmo (e pior) por figuras que, caricatas ou sensuais, representem antes de tudo artefatos não necessariamente artísticos.
Por fim, se bem maquiado, com a melhor aparência e um perfume* marcante e de boa fixação, pouca importância tem o que realmente seja; seu produto vai vender.
Logicamente, os resultados beiram o nefasto, ainda que de um belo macaqueado e dissimuladamente bem perfumado, o nefasto.

Na primeira edição do programa “Na Mira do Régis” (segue o link) http://br.video.yahoo.com/watch/7467154/19698626
em um show da “banda Cine” (eu nem conhecia) Régis Tadeu aborda o público (adolescente) e alguns de seus respectivos responsáveis para constatar que música, numa situação destas, é o que menos importa.
Régis, ao final, ironiza a situação fazendo alusão a uma vasectomia, para evitar o azar de dar mais um fã para a banda “muito ruim”, segundo o próprio.

Hoje, na semana seguinte ao programa acima referido, em artigo publicado na Folha de São Paulo, entre consternado e aborrecido Talhes de Menezes discorre sobre “A lista das mais tocadas” consagrando a “canção simplória”.

Triste...
A substituição gradativa e praticamente irreversível do simples (singelo, contudo, podendo encerrar o belo) pelo simplório (patético, tolo), vem relegando a música a um terceiro ou quarto plano de importância – e isto em seu próprio universo – e dando crias cada vez mais robustas e densas da suscitada mesmice simplória; onde, cada vez mais (grave e tristemente), vem se entendendo por boa música estes resultados infalivelmente previsíveis e carregados de uma mediocridade vista como algo valioso. E bote valor! A industria fonográfica e os produtores continuam felizes da vida e, a cada nova temporada, gerando novos semi-deuses de plástico e papelão, com os devidos e tácitos prazos de validade em algum lugar das embalagens bem acabadas; prazos estes que sempre passam despercebidos, mas (quase que invariavelmente), não falham.

(*) metáfora utilizada com todo respeito aos bons perfumistas, aos quais exprimo devotada admiração.

Segue o artigo do senhor Talhes, com a exceção de uma foto (Vitor e Leo), por inépcia minha na edição para o Blog.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ASSALTOS no Brasil e na Inglaterra

O inusitado (ou; o absurdo, o abuso, o ridículo, o patético) sob diferentes óticas.


Na Inglaterra, em uma casa de apostas, um (judoca) apostador se arma com uma cadeira e enfrenta um assaltante, domina-o até a chegada da polícia e recebe, por fim, recompensas pela atitude.

No Brasil – é brincadeira!... – em mais um episódio vergonhoso de saidinha bancária, mais uma lambança policial que, para emporcalhar ainda mais o vexame, ocorre dentro de uma delegacia!!!
Na seqüência nefasta, uma mulher saca dinheiro, entra na delegacia para registrar um B.O., é abordada por dois bandidos dentro da delegacia, trava luta corporal com os dois, joga a bolsa para trás de um balcão onde estavam os dois policiais e, por fim, perde a briga e a bolsa.
Os policiais em questão, que assistiram a tudo compenetrados, disseram preferir não se envolver por acreditarem ser uma briga de casal! (êêêêta nóis!!! pode rí Birigui!!!)
Quer dizer, melhorou tudo, não!? Se for casal não tem violência!...
A senhora além de engolir o pedregulho do desrespeito à sua cidadania, com todo o episódio do assalto, ainda é apedrejada pelo machismo estúpido dos policiais despreparados.
Esse Brasilzão é um sonho...

Abaixo os links das notícias veiculadas no ESTADÃO online. E é com (des)prazer que reutilizo a foto que segue... (extraída do REDENÇÃO.NET)
Meu Deus, deve haver quem possa, não é possível!...



















links:
Mulher tem a bolsa roubada dentro de delegacia em Salto:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mulher-tem-a-bolsa-roubada-dentro-de-delegacia-em-salto,551699,0.htm
Judoca dá cadeirada em bandido:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,judoca-da-cadeirada-em-bandido,551695,0.htm

POLÍTICA

Aguardando a próxima quarta-feira

Votação do projeto FICHA LIMPA no Senado Federal, quem sabe na semana que vem!...
ESTADÃO online:
"Senado pode votar projeto do Ficha Limpa já na quarta
14 de maio de 2010

9h 43
O PT do Senado começou a recolher assinaturas para votar em regime de urgência o projeto Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça. A votação rápida da proposta é reação dos líderes partidários às declarações do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que disse que o Ficha Limpa "não é um projeto do governo, é da sociedade". O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e relator do projeto, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), anunciou que apresentará seu parecer na quarta-feira. A ideia é votar o projeto no mesmo dia..."
 
íntegra:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,senado-pode-votar-projeto-do-ficha-limpa-ja-na-quarta,551742,0.htm

POLÍTICA

E no coração do Brasil (aliás, mostra a cara e tira rápido, que a bofetada já vêm)

















Charge do Penett na "Folha" de hoje (14/05)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

POLÍTICA

ELEIÇÕES!!! A (até parece que) festa da democracia!!!


Muito, muito e muito CIRCO e algum PÃO... e tudo vai continuar exatamente com está. Novas tinturas sobre a velha carcaça, alguma química e costumizações na roupa desgastada e a gente novamente acreditando que dessa vez vai!...

Há pouco o de sempre nos desserviços e deficiências:

- a irritação costumeira com um malfadado telefonema – com uma tempestade de ruídos no aparelho – para uma repartição próxima, há três quadras daqui

- a espera habitual pelo transporte coletivo habitualmente lotado, com a habitual má vontade dos funcionários da empresa de transporte, no habitual emperramento do trânsito

- o noticiário azucrinando com os informes sobre a ausência do poder público pra onde quer que se olhe

- candidatos cândidos, sorridentes e solícitos

- candidatos cândidos, sorridentes e solícitos nas eleições passadas com sérios problemas de credibilidade    e, não raro, com problemas com a justiça

- contas em atrazo

- apologias espetaculares à mediocridades, cada vez mais ganhando um absurdo status de excelência e integrando sorrateiramente a esfera da normalidade

enfim

tudo exatamente como sempre foi...

insucesso

“A TV, por sua natureza, transforma tudo em espetáculo...” (“O Pão e o Circo” – Carlos Heitor Cony, na Folha de São Paulo de hoje (13/05) – segue abaixo)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

POLÍTICA

Mas, olha só!... Será que alguém esperava que fosse diferente?
Ora, bolas!
E quem, em uma sala mal cheirosa, há de mostrar a própria mão amarela?

É a FOLHA ONLINE quem diz o seguinte:

"12/05/2010 - 13h21

Não há acordo para apressar votação de "ficha limpa" no Senado, diz líder do governo

NOELI MENEZES

da Sucursal de Brasília

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR),













afirmou nesta quarta-feira que não existe acordo para votar com urgência o projeto de lei que proíbe a candidatura de quem tem problemas com a Justiça.

"O Senado tem que se debruçar sobre a matéria, discutir, emendar o que tiver que emendar. Isso é um assunto de muita responsabilidade, mexe com a vida das pessoas e com o futuro de cada parlamentar. Eventualmente, todos nós poderemos estar no futuro inserido em qualquer uma dessas situações. É importante que fique claro os mecanismos e os instrumentos de defesa e a legalidade e a constitucionalidade da matéria."

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP),



















disse, num primeiro momento, que iria propor "aos líderes que nós façamos um requerimento de urgência". Depois de se reunir com os deputados Índio da Costa (DEM-RJ) e José Eduardo Cardozo (PT-SP), Sarney recuou de sua declaração: "Todos sabemos que essa é uma casa colegiada. O que posso dizer é que somos favoráveis à proposta.""...

e será que mais uma vez É PIZZA pra galera!!!!?

que o bom Deus nos guarde a todos...
segue o link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u733973.shtml

fotos:
Jucá: G1
Sarney: UNICAMP

sexta-feira, 7 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O DESEJO

Assumi-lo pode evitar vexames...

"Mulher branca diz ter tido bebê negro concebido em um filme pornô 3D"

(eu, heim!?... masserá pussívi???)











"Uma desculpa esfarrapada das piores ou um fenômeno que a ciência ainda precisa desvendar?... Uma mulher americana diz que engravidou assistindo a um filme pornô em 3D..."

Segundo a publicação, a mulher que gerou um bebê negro é branca igualmente ao marido (presumivelmente ausente na ocasião).
Como o ator do filme em questão era negro, a mãe do fofissimo fruto do "intercurso sexual entre as duas raças (branca e negra)", alegou ser tudo possível com os avanços tecnológicos.
Hilaridade à parte, há de atentar-se à legitimidade da postagem, uma vez que o caso não teve a grande repercussão que se pode esperar de situações como esta.
Enfim, segue o link:
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/poptrash/342587-Mulher_branca_diz_ter_tido_bebe_negro_concebido_em_filme_porno_3D.html

sábado, 1 de maio de 2010

Rock em Belém

Banda
COISA DE NINGUÉM
http://www.myspace.com/bandacoisadeninguem
Próximo show: 07/05/2010 
no FABRIKAOS II

KEILA MONTEIRO

FABRIKAOS II
Carverna Club - 07 e 08 de maio (a partir das 22hs).
Rua 14 de Abril c/ Magalhães Barata
Ingressos a 7 reais (meia geral!!!)
Divulgação:



COISA DE NINGUÉM é:
KEILA MONTEIRO (voz)
JEOVÁ FERREIRA (guitarra)
VICENTE RAMOS JR. (baixo)
REINALDO "GUAXE" SANTANA (bateria).

Abraços!!!